confusão

Doze apenados e um agente ficam feridos em tumulto na Pesm

Naiôn Curcino

Foto: Jean Pimentel (Arquivo/Diário)
Confusão aconteceu nesta tarde em pátio como este

Pela primeira vez em sua história, desde 2011, a Penitenciária Estadual de Santa Maria (Pesm) enfrentou um motim, ou, pelo menos, um princípio. Por volta das 17h desta quinta-feira, um grupo de 115 apenados não acatou as ordens dos agentes penitenciários para voltar às celas depois do tradicional horário de pátio. Os presos atacaram os servidores com pedras. O Batalhão de Operações Especiais (BOE) foi chamado para contenção. O resultado foram 12 encarcerados e um agente penitenciário feridos. 

Indiciados suspeitos de espancar operador de máquinas em CTG

Conforme o delegado penitenciário regional, Anderson Procknow, os presos são todos da Galeria C do Módulo 1 da Pesm. Ainda não se sabe qual o motivo deles não terem acatado a ordem de voltar para suas celas. O fato é que todos acabaram se voltando contra os agentes. O BOE chegou rapidamente e, com disparos de bala de borracha, em cerca de 10 minutos, a situação foi controlada.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e o Corpo de Bombeiros foram chamados. Oito presos foram atendidos no local com ferimentos leves. Quatro tiveram lesões mais graves e foram encaminhados para atendimento em uma unidade hospital. O local não foi confirmado por questões de segurança. Nenhum dos quatro corria risco de morte. Os bombeiros não precisaram agir, já que não houve nenhum princípio de incêndio.

Conforme Procknow, essa foi a primeira vez que algo parecido ocorreu na instituição onde 865 pessoas estão presas.

- Foi uma situação atípica. Em três anos e meio que estou na Delegacia Penitenciária, é a primeira vez que precisamos chamar o BOE. Desde a inauguração da Pesm, não me recordo de uma situação parecida com essa - destaca Procknow.

Casa é consumida pelo fogo em Santa Maria

Agora, segundo ele, será aberto um procedimento para identificar os causadores do motim e qual foi a motivação para eles não atenderem a ordem.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Três mulheres são presas em Santa Maria por venda de doces com maconha pela internet Anterior

Três mulheres são presas em Santa Maria por venda de doces com maconha pela internet

Indiciados suspeitos de espancar operador de máquinas em CTG Próximo

Indiciados suspeitos de espancar operador de máquinas em CTG

Polícia/Segurança